A cidade aparece em 3ª posição dentre os municípios com 500 e 1 milhão de habitantes. Os dados são do Anuário 2023 de Cidades Mais Seguras do Brasil©.

Osasco é uma das mais seguras do Brasil dentre os municípios com população entre 500 e  1 milhão de habitantes. Os dados são do Anuário 2023 de Cidades mais Seguras do Brasil©, iniciativa que compila os dados de óbitos registrados pelo Ministério da Saúde e IBGE.

 

A taxa registrada em Osasco é 8,6 homicídios a cada 100 mil habitantes. Santo Antônio de Jesus (BA), última colocada no ranking geral de segurança, possui taxa de violência 13 vezes maior que Osasco.

 

As vizinhas Guarulhos (9,3 assassinatos/100 mil habitantes) e Barueri (7,4 assassinatos/100 mil habitantes) também estão presentes no top 10 em rankings diferentes das cidades mais seguras por porte do município.

 

Confira o gráfico das cidades mais seguras do Brasil entre 500 mil e 1 milhão de habitantes:

 

Metodologia da pesquisa

O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© da MySide possui  metodologia específica que desenvolve uma métrica para violência para cada estado com base nos dados municipais de assassinatos, encontrados no Painel de Monitoramento de Mortes, do Ministério da Saúde.

 

A metodologia, que é diferente de outras pesquisas de segurança presentes no mercado, foi pensada para corrigir potenciais subnotificações de assassinatos em cada município do Brasil. O  estado de São Paulo, por exemplo, teve cerca de 12% das mortes por causas não naturais classificadas de forma “não especificada” nos dados de atestados de óbito do estado em 2022. Essa subnotificação elevada no tratamento de dados no estado Paulista pode ser a causa principal da diferença apontada pelo Secretário. Em Santa Catarina, por exemplo, menos de 3% das mortes não naturais são classificadas como “não especificadas” nos laudos médicos.

 

No Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©, elaborado pela MySide, a taxa média de assassinatos no país a cada 100 mil habitantes foi de 24,9. Por outro lado, em Julho de 2023, o Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou seu anuário, onde a taxa de assassinatos registrou índice inferior, com 23,4.

 

A discrepância nas métricas foi relativamente pequena e já era esperada, uma vez que são utilizadas diferentes fontes primárias de dados. Enquanto a MySide se baseia no banco de dados do Ministério da Saúde, que analisa os atestados de óbito registrados no Brasil, o Fórum utiliza dados das Secretarias Estaduais de Segurança Pública.

 

Contudo, ao comparar as taxas de assassinatos registradas à nível estadual notam-se divergências mais significativas entre os dois relatórios. As maiores variações foram observadas nos estados do Rio de Janeiro, Ceará, Pernambuco, Rondônia, Espírito Santo e São Paulo.

 

https://myside.com.br/cidades-mais-seguras-brasil-anuario-2023.pdf

 

Ranking todas as cidades do Brasil:

https://myside.com.br/guia-imoveis/cidades-mais-seguras-brasil

Ranking Capitais:

https://myside.com.br/guia-imoveis/capitais-mais-seguras-brasil

Ranking dos Estados:

https://myside.com.br/guia-imoveis/estados-mais-seguros-brasil

 

Sobre a MySide

Com sede em Goiânia e presença em diversas cidades do Brasil, a MySide é uma empresa especializada em tecnologia e serviços no setor imobiliário. Fundada em 2019, a organização foi criada para resolver a complexidade e a falta de transparência na compra de imóveis, oferecendo serviço de alto nível para quem busca comprar um imóvel com tranquilidade e segurança. A MySide já atendeu mais de 10 mil clientes e conta com o apoio de fundos de investimento nacionais e internacionais.

A postagem Osasco é a 3ª mais segura para morar no país apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Osasco recebe em Agosto o Escopo Beach Festival, com o melhor do Pagode, Funk e Samba

Pela primeira vez na cidade de Osasco, nos dias 26 e 27…

A ANUEPO promove feijoada beneficente em agosto

No formato drive-thru, a ação é a primeira sob o comando da…