Com a presença de autoridades locais, estaduais, federais, imprensa e sociedade civil, foi realizada, na noite da segunda-feira, 09/10/2023, a inauguração da sede própria do CIOESTE, um amplo espaço de cerca de 800 m², no coração de Alphaville, Barueri, à beira da Rodovia Castello Branco, com acesso fácil para a maioria das 12 cidades que compõem o Consórcio.

A celebração abriu a nova e definitiva casa, que conta com espaços e instalações adequadas para a região ampliar, por meio das Assembleias de Prefeitos, Câmaras Técnicas (CTs) e Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, seus debates políticos e decisões coligadas, para continuar transformando as cidades do Eixo CIOESTE, graduando ainda mais a importância política e econômica da região em nível nacional e consolidando o Consórcio como o maior da América Latina. Entre os novos espaços, estão a Sala de Ideias, para as reuniões dos grupos, e a Escola de Gestão, que servirá para capacitação de servidores públicos municipais nos mais variados temas.

Entre as presenças, além de prefeitos da região, vereadores, deputados estaduais, e grande participação de membros da imprensa, destaque para os representantes do governo federal e estadual, Valmir Prascidelli, secretário-executivo do Ministério de Relações Institucionais, que representou o ministro Alexandre Padilha, e Gilberto Kassab, secretário de Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, que representou o governador Tarcísio de Freitas. Ambos fizeram referência à abertura que o Consórcio tem em todas as esferas de governo, dada sua importância e representatividade.

Prascidelli ressaltou a importância do CIOESTE, pela relevância de suas cidades para o estado e para o país. “A inauguração desta sede vem em um momento importante em que o Brasil começa a restabelecer e a reorganizar a sua relação federativa, a ter um respeito com relação aos entes federativos. É muito importante termos um Consórcio como ente federativo que representa os prefeitos e a região, para sintonizar com o governo do estado e o governo federal, e trazer políticas públicas para resolver as pendências das cidades. Este Consórcio é um exemplo de organização para o resto do país. Coloco nosso ministério à disposição”, disse, lembrado que a primeira agenda de Padilha fora de Brasília após sua posse como ministro, foi com o CIOESTE.

Kassab afirmou que o governo Tarcísio vai “fazer o possível para contribuir para os bons resultados do CIOESTE”. Salientou ainda que os consórcios são cada vez mais fundamentais na discussão de políticas públicas das grandes regiões. “É através dos Consórcios que encontramos soluções para grandes problemas nos campos do saneamento, saúde, infraestrutura e mobilidade. Esta é a razão de estarmos juntos com vocês aqui, para trabalharmos e encontrarmos estes resultados”, disse.
Prestigiou o evento ainda o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, André do Prado, que salientou a importância da nova sede. “Aqui será consolidado todo o trabalho desenvolvido pelo CIOESTE e as importantes políticas públicas de integração dos municípios. Com isso, surgirão grandes projetos estruturantes que irão melhorar a vida da população da região Oeste e de todo o estado de São Paulo”, destacou.

“Somos hoje o maior consórcio de municípios da América Latina, com mais de 3 milhões de habitantes, orçamento que já ultrapassa os R$17 bi e representamos 3% do PIB nacional. Certamente, com esta nova sede, as decisões destes prefeitos irão servir, como já vem ocorrendo, como exemplo para todo o país”, disse na cerimônia, o presidente do CIOESTE e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, que também prestou homenagem aos antigos prefeitos que compuseram o Consórcio e aos ex-presidentes da entidade, com entregas de placas de aço e medalhas.

Também presente, o secretário executivo do CIOESTE, Jorge Lapas, ex-prefeito de Osasco, lembrou que a conquista da sede própria representa o fortalecimento da integração regional e o impulsionamento do desenvolvimento para as cidades. “Nosso Consórcio ainda não completou 10 anos e já é o maior do Brasil, com muitas conquistas e articulações regionais, como as obras da Castello e avanços em saúde, educação e outras áreas”, citou.

Fazendo um relato breve das lutas conjuntas da região, o prefeito da Barueri, Rubens Furlan, destacou que sempre valorizou trabalhar com a sociedade organizada e quando surgiu o CIOESTE para discutir os problemas do bloco de cidades, sentiu que este seria um bom caminho. “Afinal de contas, estamos representando mais de 3 milhões de pessoas e isso não é pouco, tem estado que não tem essa população, ou até um país inteiro, como o Uruguai. Juntos, podemos ter força para que as coisas possam acontecer na nossa região. Se formos atuantes, só vai acontecer coisa boa”, disse.

O evento também foi prestigiado pelo presidente da Câmara Municipal de Itapevi e presidente do Parlamento Oeste, entidade ligada ao CIOESTE, Thaguinho Silva, além dos deputados estaduais Rogério Santos e Luiz Carlos Marcolino, entre outras autoridades.

A postagem CIOESTE celebra marco histórico para a região, com a inauguração da sua sede própria apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) abrirá novas…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Festa do Trabalhador de Jandira 2024 promete muita música e diversão com Guilherme & Benuto e Felipe Araújo

Com entrada franca, grandes nomes do sertanejo estarão reunidos em um show…