O espaço cultural celebra a arte contemporânea em uma intensa programação de exposições, shows, filmes, oficinas e debates.

Pensado para enaltecer a arte contemporânea em suas mais variadas linguagens, com o propósito de inspirar, cultivar e promover diálogos construtivos e intercâmbio de ideias, integrando uma multiplicidade de linguagens e pensada para todas as idades a Casa de Cultura do Parque se torna um dos destinos imperdíveis de São Paulo,localizada em frente ao Parque Villa-Lobos, no Alto de Pinheiros.

Composta por uma arquitetura arrojada e paisagismo contemporâneo, em seus mil e quinhentos metros quadrados, a Casa conta com múltiplos espaços. Galerias para exposições de arte, espaço educativo, áreas de convivência e amplos jardins integrados.

Aberto ao público de quarta a domingo, das 11h às 18h, o espaço e oferece aos visitantes uma programação intensa de exposições, shows, concertos, filmes, oficinas e debates.

Artes Visuais

Para os apaixonados por exposições, a Casa conta com quatro espaços dedicados a isso.

No Gabinete, que é uma sala localizada no centro do espaço cultural e aberta ao seu jardim, as mostras individuais possuem um tom mais intimista e acolhedor com as obras.

No Projeto 280×1020, os artistas têm à sua disposição uma parede de 280×1020 para ocupar como quiserem. Pode ser um único mural ou uma série de obras, a imaginação é o limite.

A área externa da Casa também está repleta de belezas.No Deck, grandes talentos das artes visuais soltam a criatividade para sempre dar nova vida ao espaço, ao mesmo tempo em que faz um diálogo com o entorno do centro cultural. A iniciativa de tornar um jardim em um espaço expositivo tem como objetivo receber instalações capazes de se estabelecerem ao ar livre e se relacionarem com questões do meio ambiente, criando conexões entre arte, natureza e ciências. Por fim, as mostras coletivas acontecem na Galeria do Parque, com seus 130 metros quadrados de área.

E além de tudo isso, também é possível vivenciar a Casa de Cultura do Parque do conforto da sua casa! O programa on-line Galerias do Parque, disponibiliza depoimentos de críticos e artistas, bem como visitas guiadas, em audiovisual.

Educativo

As oficinas acontecem no quintal, aos sábados, ás 14h. A ideia é explorar todo o tipo de materiais, texturas e cores em atividades voltadas para pessoas de todas as idades.

Os participantes podem desenvolver trabalhos em bordado, colagem, crochê, jogos, desenho e pintura. Também estão disponíveis diversas oficinas online é só escolher uma e aproveitar. Todas possuem recursos de acessibilidade digital.

A equipe do Educativo também conduz visitas mediadas às exposições. Agende um horário entre quarta e domingo, das 11h às 17h. Além de descobrir informações interessantes sobre as mostras, o público participa de atividades artísticas.

Biblioteca

Para expandir seus conhecimentos em artes plásticas, cinema, teatro, quadrinhos e literatura, vale dar um pulo na Biblioteca da Casa. São mais de 1.200 títulos disponíveis para consulta.

Há um grande destaque para publicações de autores e autoras negras, indígenas, LGBTQIA+ e feministas. Entre os destaques do acervo estão os últimos lançamentos de bell hooks, a coleção “Mundo Indígena”, da editora Hedra, os catálogos do MASP e do MAM e o quadrinho “Angola Janga” (2017), de Marcelo D’Salete, vencedor do Prêmio Jabuti de 2018.

E você pode desfrutar da leitura em qualquer um dos espaços acolhedores da Casa, como nas quatro salas, nos sofás, nos jardins integrados, nos decks com espreguiçadeiras, nas cadeiras ou nas sacadas.

Música

Gosta de shows e concertos? Graças a uma parceria poderosa com a EMESP Tom Jobim, a Casa de Cultura do Parque vai te conquistar com muita música instrumental, erudita e MPB! Outros artistas de impacto também se apresentam na casa.

Cinema

Os amantes da Sétima Arte também têm vez na Casa de Cultura do Parque. Curtas, médias e longas-metragens ganham exibições especiais, tanto presenciais quanto online.

Já foram projetadas nas telonas do espaço produções como “Marte Um” (2022), de Gabriel Martins; “#EAGORAOQUE” (2020), de Jean-Claude Bernardet e Rubens Rewald; “A Farda e a Flecha” (2021), de Miguel Antunes Ramos; e a premiada cineasta Janaina Wagner, apresentando a mostra “Cão Elefante Lobo”. As sessões presenciais costumam ser seguidas por bate-papos com os diretores.

Conversas e debates

Nada melhor que uma boa troca de experiências! Por isso, o centro cultural realiza encontros entre artistas, intelectuais de inúmeras áreas e escritores. E o público é convidado a compartilhar suas impressões sobre os assuntos abordados.

Para os vestibulandos, há sempre conversas literárias presenciais sobre os autores e autoras mais recentes e recorrentes nos vestibulares do país, como Lygia Fagundes Telles, Cecília Meireles, Mia Couto, Guimarães Rosa, Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade e Paulina Chiziane.

E, pra quem curte uma boa provocação poética, oprograma Mirante da Casa, que é totalmente online, convida personalidades da cena contemporânea para debater sobre história e cultura, sempre com mediação de Gabriel Campos.

Vale a pena conferir!

Casa de Cultura do Parque

Quando: De quarta á domingos – Das 11h às 18h.

Quanto: Grátis

Onde: Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1300 – Alto de Pinheiros – SP

A postagem Agenda cultural: Casa de Cultura do Parque, um lugar em SP pra quem respira arte! apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) abrirá novas…

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Festa do Trabalhador de Jandira 2024 promete muita música e diversão com Guilherme & Benuto e Felipe Araújo

Com entrada franca, grandes nomes do sertanejo estarão reunidos em um show…