Compartilhe essa matéria
Créditos das fotos: Ana Guice/Secom Barueri

Com o tema “Conscientizar, apoiar e acolher”, a Prefeitura de Barueri inicia no dia 1º de outubro a campanha Outubro Rosa 2025. A abertura oficial acontece na sede da Secretaria da Mulher (avenida Sebastião Davino dos Reis, 756, na Vila Porto) e marca o início de uma programação especial que se estenderá por todo o mês, com palestras, atividades físicas, rodas de conversa, ações de saúde e mobilização social.

Durante outubro, servidores municipais participarão da campanha por meio do uso de roupas, acessórios e adereços na cor rosa. O Ganha Tempo (avenida Henriqueta Mendes Guerra, 550, no Centro) será ponto de coleta de doação de cabelos e contará com um painel decorado para fotos. Além disso, dois ônibus do transporte coletivo circularão pela cidade envelopados em referência ao movimento.

Núcleo de Combate ao Câncer de Mama

O Núcleo de Combate ao Câncer de Mama de Barueri, vinculado à Secretaria da Mulher, é um serviço permanente que oferece apoio integral a mulheres diagnosticadas com câncer de mama. Com uma equipe multidisciplinar composta por enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais, o Núcleo proporciona atendimento humanizado por meio de rodas de conversa, oficinas de artesanato, atividades físicas e momentos de embelezamento. Além de tudo isso, também disponibiliza perucas, lenços, sutiãs pós-mastectomia e próteses, visando promover o bem-estar e a autoestima das participantes. 

O núcleo possui mais de 500 mulheres cadastradas e são carinhosamente chamadas de “pérolas rosas”, e está localizado na Secretaria da Mulher.

Rede de Saúde

Na rede de saúde, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) promoverão palestras, rodas de conversa, distribuição de materiais informativos e outras iniciativas de conscientização. 

Atualmente, Barueri dispõe de dois mamógrafos no Centro de Diagnósticos. Para realizar a mamografia, a paciente deve agendar uma consulta na UBS com o ginecologista ou com um enfermeiro. A equipe avalia a necessidade do exame e, em caso de indicação, a paciente é inserida na fila de atendimento.

Combate ao câncer de mama

De acordo com dados do Painel Oncologia Brasil, entre janeiro de 2018 e dezembro de 2023, o Brasil registrou mais de 319 mil casos de câncer de mama. Desse total, 157,4 mil ocorreram em mulheres de 50 a 69 anos, faixa etária indicada para o rastreamento regular. 

Na sequência, chama a atenção o número de diagnósticos em mulheres mais jovens: 71.204 entre 40 e 49 anos, e 19.576 entre 35 e 39 anos. Juntas, essas faixas etárias representam 33% de todos os casos diagnosticados no período. 

As iniciativas buscam ampliar a visibilidade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de envolver servidores e a comunidade em atividades de cuidado, acolhimento e informação.

Confira a programação:

  • 01/10 – Abertura oficial na Secretaria da Mulher. Também no dia, acontecem aulas especiais do programa Vida Saudável no Complexo Esportivo Jardim Silveira.
  • 06, 13 e 20/10 – Atendimento de cabelereira no Ganha Tempo, às 10h, para munícipes que desejam doar cabelo. Exposição e venda de chinelos decorados feitos por mulheres em tratamento contra o câncer, das 10h às 17h.
  • 07/10 – Palestra “Prevenção ao Câncer de Mama — Um olhar interseccional”, às 10h, na Secretaria da Mulher.
  • 08/10 – Palestra de conscientização e rodas de conversa no CRAS Jardim Mutinga, das 9h às 11h (rua Nova Aurora, 549 – Jardim Mutinga).
  • 09/10 – Palestra “Prevenção do Câncer de Mama”, às 9h, na Secretaria da Mulher.
  • 09/10 – Palestra “Conscientizar, apoiar e acolher”, às 9h, no CRAS Paulista (avenida Marginal Direita, 1054 – Jardim Paulista).
  • 14/10 – Palestra com psicóloga e nutricionista, às 10h, na Secretaria da Mulher.
  • 15/10 – Blitz Rosa, às 10h, em frente à Secretaria da Mulher e no Ganha Tempo, com entrega de laços e cartões.
  • 16/10 – Palestra “Saúde da Mulher”, às 14h, no CRAS Jardim Belval (rua Casemiro de Abreu, 329 – Jardim Belval).
  • 16/10 – Palestra “A importância da rede de apoio para pacientes oncológicas e seus familiares”, às 14h, na Secretaria da Mulher.
  • 17/10 – Roda de conversa “Chá com Afeto”, às 14h, no Parque Municipal Dom José (avenida Ângela Mirella, 500 – Jardim Maria Tereza).
  • 20/10 – Exposição dialogada sobre mitos e verdades, das 9h às 14h, no CRAS Silveira (avenida Presidente Kennedy, 125 – Jardim Silveira).
  • 21 e 24/10 – Rodas de conversa, das 14h às 16h, no CRAS Imperial (rua Pero Vaz de Caminha, 08 – Parque Imperial).
  • 22/10 – Zumbalada Rosa, das 19h30 às 21h, no Ginásio de Esportes José Corrêa (avenida Guilherme Perereca Guglielmo, 1000).
  • 24/10 – Caminhada Rosa, às 8h, no Parque Municipal Dom José (avenida Ângela Mirella, 500 – Jardim Maria Tereza).
  • 29 e 30/10 – Rodas de conversa no CRAS Engenho Novo em diversos horários (av. Capitão Francisco César, 180 – Vila Pindorama. Telefone (11) 3164-9570).
  • 29 a 31/10 – Exposição de Chinelos (produtos confeccionados pelas mulheres em tratamento contra o câncer de mama) na Feira da Mulher Empreendedora, no Ganha Tempo, das 10h às 17h.

A postagem Outubro Rosa 2025 em Barueri promove ações de conscientização  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

 ​ 

Você Também Pode Gostar

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matéria A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri…

Barueri abre 21 vagas de emprego com salários até r$2.804

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaA Casa do Trabalhador de Barueri, órgão ligado à Secretaria…

Barueri constrói mais uma UBS para ampliar atendimento de saúde e avança no Jd.Belval  

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matéria   A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria…

Barueri Abre 17 Vagas de Emprego com Inscrições Centralizadas na Carteira de Trabalho Digital

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaA Secretaria de Indústria, Comércio e Trabalho (SICT) de Barueri,…