Compartilhe essa matéria

Atleta Edevaldo Silva Maia comemora conquistas e número expressivo de troféus e medalhas

Em 2017, Edevaldo Silva Maia decidiu praticar atividade física para obter mais qualidade de vida. Nessa época, o morador do Jardim IAPI, que é casado e pai de cinco filhos, começou a fazer caminhada próximo de casa. Um dos lugares escolhidos era o

Borboletário Municipal, no Jardim Piratininga.

Naquele mesmo ano, o osasquense participou de sua primeira corrida de rua, que foi realizada em volta do “Itaquerão”, a Neo Química Arena, Estádio do Corinthians, em Itaquera. E para ele, foi um momento marcante. “Eu fiz em 25 minutos os meus primeiros 5 km e ali começou a minha motivação. Porque eu olhei para trás e vi que muita gente chegou depois de mim. Na minha mente, eu já era melhor do que aqueles”, recorda.

Edevaldo não parou mais, continuou treinando diariamente e participando de outras corridas de rua. Em 2018, o atleta ganhou o primeiro troféu, em uma corrida da Polícia Militar, realizada em Osasco, pelo CPA/ M-8 Comando Policiamento de Área Metropolitano, no Rochdale. Já o segundo troféu foi conquistado em Itanhaém, no litoral paulista.

Durante a pandemia, praticamente, tudo parou e os eventos esportivos foram suspensos. Edevaldo conta que nesse período chegou a ficar desorientado, porque também perdeu o emprego, após 30 anos de trabalho em um tradicional shopping da região, onde era eletricista. No entanto, ele reagiu e não desistiu do atletismo.
Edevaldo voltou a correr, quando a situação no país dava sinais de melhora com a diminuição dos casos de covid-19. Então, os treinos diários foram retomando no SESI Osasco e seu desempenho na pista de atletismo chamou a atenção de outros corredores que também frequentavam o espaço.
Além de ser notado, Edevaldo passou a ter contato com atletas profissionais da cidade e descobriu a existência de projetos de apoio ao esporte, oferecidos pela prefeitura. Rapidamente, ele foi convidado a treinar com grupo.
Apresentado ao professor da equipe, dois meses depois Edevaldo já foi inscrito em um evento oficial da cidade São Bernardo do Campo, na região do ABC. “Eu fui medalha de Bronze já na primeira competição representando a cidade de Osasco”, diz. “Eu continuei treinando com a equipe, participando das corridas de rua e todo mês eu trazia troféus. Ganhei uma média de oito troféus em 2023, nos percursos de 5 km, 10 km, em 18 km e em 21 km, porque eu tive a motivação do projeto”, afirma Edevaldo.

Bolsa Atleta

Atualmente, Edevaldo Maia representa o Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Esporte, Recreação e Lazer (Serel), na categoria 60 a 64 anos. No ano passado, ele continuou brilhando e conquistando vitórias para a cidade. No último dia 7 de dezembro, Edevaldo sagrou-se campeão, em Mongaguá, Baixada Santista. A conquista do Ouro, na sua categoria, foi na 12ª prova do aniversário da cidade, que teve percurso de 7 km, feitos por ele no tempo de 29m41s.

Já em Bragança Paulista, no interior de São Paulo, Edevaldo já havia se destacado, no mês de novembro, na IV Taça Brasil Master de Atletismo, realizada no Centro Nacional Loterias Caixa de Desenvolvimento do Atletismo. A competição foi organizada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) e reuniu 110 atletas de todo o Brasil, entre 30 e 96 anos de idade, distribuídos em 15 faixas etárias.
O osasquense surpreendeu, faturando as medalhas de Prata (10 km) e de Bronze (5 km). “Nunca imaginei que um dia eu fosse pisar numa pista de atletismo, imagina então correr! Mas hoje, quando eu entro na pista a coisa já muda, então penso: olha onde estou, e aonde eu cheguei. O esporte na minha vida não representa tudo, mas representa uns 80%”, conclui Edevaldo, que coleciona muitos troféus e medalhas pela participação em diversas cidades paulistas.
O Jornal Opção deseja ao nosso atleta muito mais sucesso em 2025.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Cotia e às promessas! Após tarifa zero, a entrega dos uniformes não são entregues às crianças

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaRelembre o vídeo do prefeito Rogério Franco prometendo os uniformes…

Karate em Osasco: Aulas Gratuitas e Abertas ao Público Promovem a Arte Marcial Japonesa

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaNeste mes de março de 2024, a Liga de Karate…

Faixa de Miss Osasco SGS 2024 continua com Andressa Alves

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaModelo plus size e dançarina será mantida como representante da…