Barueri se destacou como um dos principais polos de geração de empregos no Brasil em 2023, figurando entre as cidades com população de 100 a 500 mil habitantes que mais criaram vagas formais no país. Com 316.473 habitantes, o município gerou um total de 225.991 empregos com carteira assinada entre dezembro de 2022 e dezembro de 2023, de acordo com dados do Novo Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego, no acumulado do ano.

O setor de serviços foi o principal responsável pela geração de empregos em Barueri no ano passado, com destaque para comércio eletrônico, tecnologia da informação e serviços de apoio às empresas (empresas terceirizadas). O comércio varejista e a indústria também apresentaram crescimento significativo, impulsionados pelo aumento do consumo e investimentos em novas empresas e expansão de empresas já existentes.

Até novembro, no ranking geral, a cidade ficou atrás apenas de grandes capitais, como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Curitiba, entre outras. O acumulado do ano nesse período mostrou que a cidade totalizou 211.731 novos empregos, ficando em 1º lugar entre as não capitais e entre os municípios com população entre 100 mil e 500 mil habitantes; na 2ª colocação no Estado, atrás apenas da capital de São Paulo (que preencheu 2.338.685 vagas de trabalho); e a 10ª do Brasil, à frente de 17 capitais.

O resultado só não foi mais positivo ainda porque no mês de dezembro, como é comum em boa parte dos municípios brasileiros, houve um maior número de demissões por conta da sazonalidade de empregos temporários do comércio no final de ano. No município de São Paulo, por exemplo, o saldo foi de –42.209 e em Barueri de –5.034. No acumulado do ano, entretanto, o resultado foi positivo: 4.073 novos postos de trabalho criados no município.

Motivos do Sucesso 

Diversos fatores contribuíram para o desempenho excepcional de Barueri na geração de empregos em 2023:

Localização estratégica: próxima à capital paulista, com fácil acesso a rodovias e aeroportos;
Infraestrutura de qualidade: boas condições de transporte, telecomunicações e energia;
Ambiente de negócios favorável: incentivos fiscais, desburocratização e segurança jurídica;
Qualidade de vida: boa oferta de serviços públicos, educação e saúde;
Presença de mão de obra qualificada: instituições de ensino de qualidade e programas de qualificação profissional.

De forma geral, a criação de novos postos de trabalho em Barueri no ano de 2023 teve impacto positivo na cidade e na região, com redução do desemprego, aquecimento da economia local e melhoria da qualidade de vida da população. Com boa gestão municipal, a cidade, ao longo dos anos, se tornou polo de atração de novos investimentos, com empresas buscando se instalar em bairros com mercado de trabalho aquecido.

A postagem Barueri tem desempenho excepcional na geração de empregos em 2023 apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) abrirá novas…

Osasco recebe em Agosto o Escopo Beach Festival, com o melhor do Pagode, Funk e Samba

Pela primeira vez na cidade de Osasco, nos dias 26 e 27…