Estatísticas revelam que o uso de totens eletrônicos de segurança ajudam a proteger crianças e adolescentes e inibir vandalismo, tráfico de drogas, furtos e roubos

 

Desde que entrou em operação o Projeto Escola Segura tem contribuído para preservar o bem-estardos estudantes e da população em geral nas proximidades dos estabelecimentos da rede pública municipal em Cotia, na região metropolitana de São Paulo.  Os 101 Totens Escolares Helper instalados pela Secretaria Municipal de Educação atuam de forma ostensiva 24h com câmeras 360º de alta resolução que captam imagens a longa distância e permitem o monitoramento e a intervenção policial em casos de emergência. Equipados com giroflex e sistema sonoro que emite mensagens instantâneas programadas, os Totens Escolares Helper podem reproduzir áudios educativos sobre proteção individual, campanhas antidrogas, cuidados com a saúde, entre outros assuntos de interesse da comunidade escolar. A tecnologia tem contribuído para a redução do tráfico de entorpecentes, que segundo a Guarda Civil caiu 175% graças à presença ostensiva das modernas estruturas que substituem módulos policiais. As taxas de furto e roubo também diminuíram 54% e 83%, respectivamente.

De acordo com o Secretário Municipal de Educação de Cotia, Luciano Corrêa Santos, os resultados são visíveis.  “Nós tínhamos invasões nas escolas constantemente com depredação e roubo de equipamentos. A partir da instalação da nossa Central de Monitoramento com os totens e todo acompanhamento com as câmeras, esse número reduziu drasticamente”, revela. A análise das imagens permitiu o reconhecimento facial de vândalos que atuavam nestes locais e a prisão de muitos deles, confirma o secretário.  “Algumas pessoas que ainda tentaram entrar nas escolas foram surpreendidas pela ação rápida da Guarda, após o acionamento do sistema. Esse trabalho demonitoramento tem sido extremamente importante porque diminuiu essas ações nas unidades de ensino“, afirma Luciano.    

Além do município de Cotia, outras cidades da Grande São Paulo que possuem o sistema Helper de monitoramento estão se beneficiando da moderna tecnologia que permite também a identificação de placas de veículos e o acionamento do botão de emergência que conecta o cidadão com órgãos de repressão à criminalidade, entre outrasfunções programáveis.  

De acordo com números oficiais divulgados pelos gestores públicos, os postos policiais eletrônicos promovem a queda de até 98% nos registros de violência ao redor dos locais controlados, logo nos primeiros meses de instalação.

Em Bertioga, na Baixada Santista, uma pesquisa da Fundação Escola Álvares Penteado (Fecap) apontou redução de 45% nos roubos no primeiro semestre do ano, motivados pelos 39 totens que auxiliam no combate à insegurança.

No município de São Vicente, 30 dispositivos integram o trabalho de agentes da Polícia Militar, da Guarda Municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana. Entre os exemplos de casos solucionados por meio do botão de pânico está a prisão de um casal que furtava lojas na região central. A partir da denúncia feita por uma comerciante, o agente de plantão mobilizou o efetivo e em menos de uma hora a dupla foi localizada e detida na Orla do Gonzaguinha. O levantamento feito pela Secretária de Defesa e Organização Social de São Vicente que trouxe a análise dos primeiros seis meses de 2023, revelou que os índices de tentativa ou concretização de furto ou roubo, atitude suspeita e vandalismo, caíram 34% em maio, abril e junho.

Os números de Diadema trazem ainda mais credibilidade ao Sistema de Repressão, Monitoramento e Atendimento a Emergências (Totens) desenvolvidas e colocadas em prática com exclusividade pela empresa Helper Tecnologia de Segurança. O monitoramento integra 340 câmeras, sendo 150 delas dos 25 totens de vigilância, mais 190 instaladas dentro e fora das escolas. De acordo a Polícia Civil e a Policia Militar as imagens armazenadas pelos equipamentos servem como base para as investigações e das 28 requisições oficiais de gravações solicitadas para instrução dos inquéritos, 20 colaboraram para elucidação de delitos só no primeiro semestre deste ano.

Desde junho a prefeitura de São Roque conta com 12 totens na cidade: nove são de segurança e monitoramento e três de controle de trânsito. Entre os diferenciais que influenciaram no investimentoestão a possibilidade de personalizar as mensagens e acompanhar o fluxo do tráfego em determinadas áreas, com função educativa e não punitiva. Em janeiro de 2024, mais 12 unidades serão implantadas dentro do plano de melhoria da mobilidade urbana.

As cidades onde os dispositivos eletroeletrônicos operam há mais tempo, têm atraído a atenção de gestores de todo Brasil, interessados em potencializar a rapidez de resposta policial e a sensação de segurança despertada pela presença imponente das estruturas blindadas. Foi o que aconteceu em Mogi das Cruzes. O Centro de Operações Integradas (COI), recebeu a visita do secretário adjunto de Integração Operacional da Secretaria Estadual de Segurança Pública do Mato Grosso, Cláudio Fernando Carneiro Tinoco. Ele conheceu a estrutura de monitoramento e inteligência integrada ao conceito de Muralha Digital com intenção de levar o projeto ao estado mato-grossense.

Outro ponto inovador notado pela comitiva foi a participação da Defesa Civil de Mogi das Cruzes junto ao COI, que pode se beneficiar de sensores sísmicos acoplados ao sistema ajudando na prevenção de catástrofes. “Temos as ações integradas da estrutura da Secretaria Municipal de Segurança, com a utilização de tecnologia de ponta e os melhores recursos de inteligência para oferecer mais segurança para a população de Mogi das Cruzes. O resultado já está sendo percebido com a solução de ocorrências e a prisão de criminosos”, afirmou o secretário municipal de Segurança, Toriel Sardinha.

Sobre a Helper Tecnologia de Segurança

 

A empresa 100% brasileira, que desenvolve e aplica tecnologia para a segurança das cidades. Contando com a visão inovadora de um time de executivos com grande experiência nas áreas de segurança e projetos voltados ao setor público, a empresa oferece tecnologia avançada e planejada para promover a ordem e o bem-estar de toda a sociedade. Atualmente está com equipamentos instalados em mais de 40 municípios distribuídos em nove estados brasileiros.

A postagem Totens Helper reduzem criminalidade e aliciamento de menores nas escolas de Cotia e em outros municípios da Grande São Paulo apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Osasco recebe em Agosto o Escopo Beach Festival, com o melhor do Pagode, Funk e Samba

Pela primeira vez na cidade de Osasco, nos dias 26 e 27…

A ANUEPO promove feijoada beneficente em agosto

No formato drive-thru, a ação é a primeira sob o comando da…