O Departamento Escola da Saúde / Nephs (Núcleo de Educação Permanente e Humanização em Saúde), da Secretaria da Saúde, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), promoveu o curso “Suporte de Vida Inicial ao Paciente Crítico”. A capacitação teve como público-alvo médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais da rede municipal. O evento foi realizado nos dias 16 e 23 de novembro no laboratório de enfermagem da Etec Barueri.

O curso foi ministrado pela professora da USCS, a cardiologista paraense Silvana Cardoso Bastos, que abordou passo a passo os serviços emergenciais, como atendimento a parada cardiorrespiratória e em casos de infarto.

A capacitação faz parte da iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio da Escola da Saúde, em oferecer campos de estágios para as universidades parceiras que, em troca, fomentam cursos para os colaboradores da rede visando a amplificação da qualidade dos serviços prestados à população. 

 

Aprimoramento

 

A professora destacou pontos como resposta rápida no atendimento a crianças e adultos vítimas de parada cardiorrespiratória e realizou simulações com os profissionais de saúde de Barueri. 

“Nosso treino foi reconhecer uma parada cardiorrespiratória que, apesar de ser rara, precisamos estar preparados para esse momento. E o mais importante é reconhecer se a vítima não responde aos teus chamados, então solicite ajuda e o DEA (Desfibrilador Externo Automático), porque grande parte do problema fora do hospital ocorre por uma arritmia cardíaca que está relacionada a infarto agudo do miocárdio”, explicou Silvana. 

A cardiologista explicou que ao identificar uma vítima sem pulso, é necessário iniciar as compressões toráxicas, que devem ser firmes, bem no centro do peito, entorno de 100 a 120 incursões por minuto, até que a ajuda chegue. “Quanto mais cedo forem realizados esses choques, maiores são as possibilidades de tirar a vítima da parada cardíaca”, frisou.

 

Educação permanente

 

Profissional da rede municipal de saúde, Carla Regina Feitosa, médica da UBS do Jardim Audir e do Caps Adulto, na Aldeia de Barueri, considera superimportante a capacitação em qualquer cenário da área da saúde. “Vivemos um aumento acentuado de doenças crônicas não transmissíveis: pressão alta, diabetes e obesidade. E tudo isso são fatores de risco que podem ser prevenidos. É muito relevante a iniciativa da educação permanente para formar e capacitar uma equipe, conhecer o local de trabalho e estar preparado para socorrer um paciente numa possível parada cardiorrespiratória”, elogiou. 

 

Escola da Saúde

 

Inserido na Lei Complementar nº 561, de 6 de outubro de 2023, o Departamento Escola da Saúde tem por objetivo organizar todas as ações do Ensino-Serviço dentro da Secretaria de Saúde. Para tanto, é composto por vários setores, como o Nephs, que cuida do processo educativo envolvido no cotidiano do trabalho para que haja fortalecimento dos profissionais e melhor atendimento à população. 

O departamento tem ainda outros setores. Entre eles estão a Comissão de Residência Médica em pediatria, clínica médica e em cirurgias gerais executadas no Hospital Municipal Francisco Moran, e a Divisão Operacional de Estágios Obrigatórios relativos aos cursos de medicina, enfermagem, técnicos de enfermagem e técnicos em farmácia, dentre outros. 

Entre janeiro e agosto deste ano Barueri recebeu 1.732 estagiários. “Trazer essa população de estudantes e o ensino em saúde para dentro do serviço de saúde é colaborar com o ensino superior ou técnico para que ele forme pessoas capacitadas para trabalhar no SUS, bem como o nosso serviço é ‘oxigenado’ pela educação, trazendo mais conhecimentos e tecnologias aplicadas à saúde”, enfatizou Giselle Rodrigues de Sant`Anna Neves, cirurgiã-dentista e profissional atuante na Escola da Saúde.

 

A postagem Escola da Saúde de Barueri capacita profissionais para melhor atender a população  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Osasco recebe em Agosto o Escopo Beach Festival, com o melhor do Pagode, Funk e Samba

Pela primeira vez na cidade de Osasco, nos dias 26 e 27…

A ANUEPO promove feijoada beneficente em agosto

No formato drive-thru, a ação é a primeira sob o comando da…