No domingo, 1º de outubro foi o Dia Nacional do Idoso e Dia Internacional da Terceira Idade. Em Barueri, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, se prepara para entregar em janeiro de 2024 a sede da Instituição de longa Permanência para Idosos (ILPI), “Lar do Idoso”, na rua José Maria Balieiro, na Aldeia.

O prédio está com 90% da obra concluída, em fase de execução de acabamentos, pintura e paisagismo. Depois de pronto e colocado em funcionamento atenderá pessoas acima dos 60 anos, que necessitam de cuidados especializados. 

A obra visa ainda estimular a convivência do público da terceira idade em situação vulnerável para que possa desfrutar de atividades que serão oferecidas nas dependências do novo espaço. O prédio terá bloco único de três pavimentos (piso térreo, primeiro e segundo andares), com 4.260,22 m² de área construída em terreno de 5.035,00 m². É erguido ao lado dos CAPS (Centros de Assistência Psicossocial: Infantojuvenil – Trilha; Adulto – Estação; e AD – Álcool e Drogas), na Aldeia de Barueri.

No piso térreo estará a recepção, sala para fisioterapia, área administrativa, cozinha e refeitório, área de convivência e jardins internos. O primeiro pavimento terá dormitórios masculino e feminino com banheiros acessíveis para pessoas dependentes e semidependentes, central de enfermagem, consultório odontológico, área de convivência, solário, varanda, espaço ecumênico, copa para distribuição e refeitório de funcionários. 

O segundo (último piso) contará com outros dormitórios masculino e feminino, banheiros acessíveis para indivíduos independentes, consultório médico, central de enfermagem, área de convivência e terraço amplo. O prédio terá ainda 15 vagas para estacionamento, sendo uma acessível.

O “Lar do Idoso” terá capacidade para 52 vagas e contará com uma equipe altamente capacitada com cuidador, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, psicólogo, assistente social, médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem, nutricionista e cozinheiro.

Respeito ao idoso

O prefeito Rubens Furlan destacou que a obra é mais um investimento realizado com amor e dedicação. “No Lar do Idoso, caso a família não possa, a pessoa será bem cuidada pelo poder público”, garantiu.

Secretário de Obras, Beto Piteri reforçou que o projeto da ILPI foi elaborado pensando nas necessidades físicas e emocionais das pessoas da terceira idade. “É um lar do idoso para aquelas pessoas já contribuíram com a nossa cidade e o nosso país. Um e amplo espaço para atendimento com dignidade”. 

Ingresso e Grupo Vida   

O ingresso do idoso ou da idosa em situação de vulnerabilidade social ao novo ILPI será feito depois de uma avaliação, caso a caso, para decidir quem poderá ser transferido para o novo espaço. 

Atualmente, o funcionamento em sistema de ILPI é realizado pelo Grupo Vida Brasil.  Parceiro da Prefeitura de Barueri, desde 2003, o espaço presta atendimento global e multiprofissional a idosos, proporcionando ao residente maior autonomia e independência na realização das atividades do dia a dia.

A postagem Lar do Idoso está quase pronto para atender quem precisa de cuidados especializados apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) abrirá novas…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Festa do Trabalhador de Jandira 2024 promete muita música e diversão com Guilherme & Benuto e Felipe Araújo

Com entrada franca, grandes nomes do sertanejo estarão reunidos em um show…