É o que aponta levantamento divulgado pelo Ranking de Competitividade do Centro de Liderança Pública – CLP

Santana de Parnaíba é a nona cidade mais competitiva do Brasil, conforme o Ranking de Competitividade dos Municípios, elaborado e divulgado pelo Centro de Liderança Política (CLP), em parceria com a Gove Digital e a Seall. O resultado divulgado na quarta-feira (23/08), apontou avanços do município nos pilares de qualidade da saúde, segurança, funcionamento da máquina pública, saneamento, inovação e dinamismo econômico.

No pilar Qualidade da Saúde, por exemplo, o município avançou 4 posições, com nota 87.47, a cidade agora está na 7ª posição nacional no indicador, que leva em conta dados com desnutrição na infância, mortalidade materna, mortalidade na infância, mortes por causas evitáveis e obesidade na infância.

Na Segurança, a cidade cresceu sete posições, chegando à 14ª colocação. A nota de 92.26, foi alcançada por meio da análise da morbidade nos transportes, mortalidade de jovens por razões de segurança, mortalidade nos transportes, mortes por causas indeterminadas e mortes violentas intencionais.

Outros indicadores em que o município apresentou crescimento considerável foram o de Inserção Econômica, onde o município avançou 17 posições, Inovação e Dinamismo Econômico com um salto de cinco posições e Funcionamento da Máquina Pública, onde o avanço foi de 20 colocações.

Fora tudo isso, o município ainda aparece como referência no indicador Sustentabilidade Fiscal, que considera a saúde fiscal das cidades e onde Santana de Parnaíba figura na 4ª colocação geral.

Com 154.105 habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) de 2022, Santana de Parnaíba tem vivido uma década de realizações e entregas de importantes projetos e políticas públicas à população. Exemplos do Regulariza Parnaíba, Parnaíba Mais Leve e Business Intelligence (BI), entre outros.

Sobre o Ranking

O Ranking de Competitividade dos Municípios analisou 410 municípios brasileiros (7,45% do universo de municípios), com população acima de 80 mil habitantes, de acordo com a estimativa do IBGE em 2021. Em sua quarta edição, é composto por 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e 3 dimensões: instituições, sociedade e economia.

Destaque Nacional

Nos últimos 10 anos, Santana de Parnaíba tem conquistado destaque em diferentes áreas da gestão pública, como apontado por alguns dos principais rankings e avaliadores da gestão pública. Entre outras importantes colocações no cenário nacional, o município já chegou a ocupar a posição de 2ª Cidade Mais Segura do Brasil, Melhor Gestão Fiscal do país, de acordo com a Firjan, Melhor Sustentabilidade Fiscal do País, conforme o Ranking de competitividade CLP nos anos de 2020 e 2021, 1ª Lugar Nacional em Eficiência Fiscal e Transparência, de acordo com o Prêmio Band Cidades Excelentes 2021, Melhor Educação e entre as Melhores Saúde do Estado de São Paulo, também pelo prêmio Band em 2022, além de ter sido considerada a 1ª colocada em Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, na edição 2022 do Prêmio Band Cidades Excelentes.

A postagem Santana de Parnaíba está entre as 10 cidades mais competitivas do Brasil apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Osasco recebe em Agosto o Escopo Beach Festival, com o melhor do Pagode, Funk e Samba

Pela primeira vez na cidade de Osasco, nos dias 26 e 27…

A ANUEPO promove feijoada beneficente em agosto

No formato drive-thru, a ação é a primeira sob o comando da…