Compartilhe essa matéria

A cada mês recebemos no circo Spadoni artistas e companhias que fizeram parte desta história, com oficina e espetáculos gratuitos

 

Portanto, o Projeto Circo Nosso de Todo Dia é uma realização do Sesc Osasco. Então, a partir do mês de agosto de 2023, revisitaremos os 40 anos de história do Picadeiro Circo Escola, ao longo de um ano. A programação se desenrola com espetáculos aos sábados e domingos, acompanhados por bate-papo após as apresentações com o diretor Zé Wilson, proporcionando interações enriquecedoras. A oficina é oferecida nas sextas-feiras. Todas as atividades têm lugar na atmosfera emblemática do circo Spadoni e são gratuitas.

 

Fundado em 1984 e instalado em Osasco desde 2008, no circo Spadoni, o Picadeiro Circo Escola é parte basilar do cenário circense brasileiro. Com a liderança constante de Zé Wilson, diretor desde sua fundação, a escola consolidou-se na formação circense e em projetos sociais. Mas sua influência notável teve papel fundamental, que atualmente se reflete em renomadas companhias, como Parlapatões, Circo Mínimo e Cia. Linhas Aéreas, entre outras.

 

Em agosto, o convite é feito ao Circo Mínimo, que tem Rodrigo Matheus como fundador:

“O Rodrigo Matheus entrou na Picadeiro em 1985 e logo mostrou-se habilidoso no trapézio e nos malabares. Em 1986, começou a participar dos espetáculos e, em 1987, fomos participar do festival de circo de Voiron, na França. Rodrigo se apresentou no double trapézio com Liliana, sua parceira no número, e a Picadeiro ajudou Rodrigo Matheus a transformar-se em um grande ator. Hoje ele tem e lidera o Circo Mínimo, Grupo de Teatro” (Zé Wilson).

Destaques da programação de agosto:

 

“Simbad, o Navegante” – a história de Simbad é contada por artistas de rua em uma narrativa marcada por conflitos entre palhaços ambulantes. Esses artistas habilmente constroem cenários e criaturas com bambus, incorporando técnicas circenses para dar vida à jornada de Simbad. Dia 26 de agosto de 2023, sábado, às 16h

 

“Circo de Versos” – essa apresentação, em formato cabaré, reúne contorção, bambolês, tecido aéreo, pole dance e poesia visual. O espetáculo celebra a diversidade por meio de artistas com diferentes origens e identidades, com destaque para uma interpretação única em LIBRAS. Dia 27 de agosto de 2023, domingo, às 18h.

 

Oficina – “Linguagem da Palhaçaria” – Com Ronaldo Aguiar, do Circo Mínimo. Dia 25 de agosto de 2023, sexta, das 14h às 18h.

 

Todas as atividades são na lona do circo Spadoni. A entrada é gratuita, com retirada de ingressos com 1h de antecedência na bilheteria do local e inscrição online para a oficina. Informações detalhadas sobre inscrições e participação, visite o portal Sesc SP.

 

SERVIÇO

“Simbad, o Navegante”
Com Circo Mínimo
Sinopse: Quem conta a história de Simbad são dois artistas de rua que se confrontam o tempo todo, na clássica situação da dupla de palhaços – dois artistas mambembes que vão de cidade em cidade, de praça em praça, contando suas histórias e sempre brigando, para ver quem fará o herói. Com sua carroça de bambus e as técnicas que o circo lhes ensinou, eles usam os bambus para criar animais imensos, barcos, pássaros, serpentes, elefantes, desfiladeiros, ilhas.
Ficha Técnica:
Direção Carla Candiotto | Texto Alexandre Roit, Carla Candiotto e Rodrigo Matheus
Elenco Ronaldo Aguiar e Rodrigo Matheus | Cenografia Marco Lima (espaço cênico) e Rodrigo Matheus (estruturas de bambus) | Figurinos Olintho Malaquias | Iluminação Wagner Freire |
Trilha Sonora Aline Meyer | Coreografia Ziza Brisola | Fotografia Paulo Barbuto | Confecção da cenografia Thiago Capella Zanotta | Consultoria de manejo dos bambus Integral Bambu (Marcelo Rio Branco) | Operação de luz Gabriel Greghi | Operação de som Thiago Capella Zanotta | Produção e Administração Rodrigo Matheus
Quando: Dia 26 de agosto de 2023. Sábado, às 16h.
Ingressos: Gratuito. Retirada de ingressos com 1h de antecedência no local. Limitado a 4 ingressos por pessoa.
Classificação etária: Livre.
Duração: 60 min.

“Circo de Versos”
Com Circo Mínimo
Sinopse: Contorção, estafa aérea, bambolês, tecido gota, pole dance em balanço, poesia visual vernacular são algumas das modalidades circenses utilizadas pelos artistas, que podem ser surdos, negros, gordos, indígenas, transgêneros, mulheres, gays, cearenses, cariocas, mineiros e até paulistas. Embora a direção propõe uma encenação que une os artistas no espetáculo, enquanto valoriza as peculiaridades de cada número individual. Três palhaços e um Mestre de Cerimônias surdo, responsáveis pelas transições entre os números, se alternam entre seus números cômicos e a apresentação de poemas visuais, em LIBRAS.
Ficha Técnica:
Direção geral Rodrigo Matheus | Conceito Suenne Sotero e Rodrigo Matheus | Artistas criadores (elenco Alexandre Roit, Ariel Bueno Roit, Fábio de Sá, Gabriel Modrigano, Mariana Duarte, Pedro Levy, Pipa Luke e Vulcanica Pokaropa | Intérprete LIBRAS/português Kátia Fiorante | Poemas de Adelia Prado, Anne Sexton, Carlos Drummond de Andrade, Fábio de Sá, Fernando Pessoa, Eduardo Galeano, Paulo Leminski e Vulcânica Pokaropa | Produção Marcela Marcucci | Iluminação e operação de luz Gabriel Greghi | Trilha Sonora Original Daniel Tauszig Roteiro sonoro Rodrigo Matheus | peração de som Pedro Del Rio | Cenografia Iara Jamra (pintura em madeira) e Rodrigo Matheus | Montagem Fernando Cervantes
Video: Produção Audiovisual Circulus Ópera | Direção de Fotografia Thiago Capella | Cinegrafistas Guilherme Muniz, Rafael Botas, Raphael Mariano e Renato Grieco | Operação Grua Ana Paula Greghi | Captação e Mixagem de Áudio Fábio Pereira, Miguel Vulcano e Pedro Del Rio
Quando: Dia 27 de agosto de 2023. Domingo, às 18h.
Ingressos: Gratuito. Retirada de ingressos com 1h de antecedência no local. Limitado a 4 ingressos por pessoa.
Classificação etária: 14 anos.
Duração: 65 min.
Recursos de acessibilidade: Libras – visual vernacular, linguagem performática e teatral.

Oficina

“Linguagem da Palhaçaria”
Com Ronaldo Aguiar, do Circo Mínimo.
Sinopse: A oficina tem o objetivo de criar um espaço de aprofundamento na linguagem da palhaçaria. Ronaldo Aguiar é um multiartista que permeia diversos seguimentos das artes cênicas – é bailarino, coreógrafo, ator, palhaço, artista circense e diretor.

Quando: Dia 25 de agosto de 2023. Sexta, das 14h às 18h.
Ingressos: Gratuito. Inscrições online a partir de 7/8. Vagas limitadas (30 vagas).
Classificação etária: 16 anos.

Local dos espetáculos e oficina:
No Circo Spadoni, sede do Picadeiro Circo Escola
Av. Visconde de Nova Granada, 513 – Km 18, Osasco

SESC OSASCO
Travessa Gilmar de Franca Crispim, 9 – Jardim das Flores, Osasco
(11) 3184-0900
Programação completa no Portal Sesc SP
Redes sociais (instagram e facebook): @sescosasco

A postagem Sesc Osasco realiza o projeto Circo Nosso de Todo Dia – uma jornada pelos 40 anos de história do Picadeiro Circo Escola apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matéria A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri…

Barueri constrói mais uma UBS para ampliar atendimento de saúde e avança no Jd.Belval  

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matéria   A Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria…

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaA vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaVagas são para munícipes com idade a partir de 12…