Acontece nesta sexta-feira, 25, a partir das 18h, na Livraria Martins Fontes da Av. Paulista, 509, próximo ao Metro Brigadeiro, o lançamento do novo romance do jornalista e escritor, Jair Farias. A obra, “Inútil – O trabalho de Sísifo”.

É um romance existencialista, com reflexões e resgates nostálgicos do cotidiano de um grande centro urbano. Com uma narrativa simples e rápida descreve o dia de um personagem, na paisagem urbana  num roteiro, que começa na hora em que acorda e vai até a hora em que vai dormir, expondo suas impressões críticas sobre a vida durante todo um dia em São Paulo. Numa autêntica jornada, o personagem mergulha em seus devaneios e angústias, revivendo durante o trajeto, momentos que marcaram sua vida e que agora são apenas espectros inúteis do que passou. A completude do dia como algo pulsante, cíclica, que recomeça no outro dia, continuamente, em um novo nascer do sol, sem que a vida mude seu curso. A rotina da vida com desafio do imaginário, ao mesmo tempo em  que se esvai sem propósitos.

A noite de autógrafo acontece no palco principal do livro, a avenida Paulista, local onde o autor passou a sua juventude e que agora coloca em xeque suas impressões nostálgicas.

Sobre o autor: Jair Farias é paulistano, tem 58 anos, casado com Ana Paula Réa Farias e pai de Pedro Raphael Réa Farias e Thomas Réa Farias e avô de Maya e Matheus. É autor do romance “Contos de Sören”, publicado pela Editora Kiron; do mini-romance “O Doutor de Uru” e do conto “A Viajem de Jack”, ambos com versão digital, pela Kindle e também do romance biográfico de produção independente, “Macambira – Doce Espinho”, com distribuição restrita, sem fins comerciais.
É Jornalista e profissional de Comunicação e Marketing, graduado em Língua e Literatura Portuguesa (PUC-SP) e pós-graduado em Comunicação em Marketing (Metrocamp). Trabalhou nas empresas jornalísticas Folha de São Paulo e Editora Abril e também no CREA-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), La Pastina, Prefeitura de Jandira e Câmara Municipal de Santana de Parnaíba. De 2015 a 2020,editou e publicou o periódico mensal “OPS!”, de circulação na região Oeste da Grande São Paulo.

Trecho do livro

“Sob o elevado, os barris metálicos azuis acinzentados em chamas levam calor indulgente aos simulacros humanos desta tribo urbana. Uma cumplicidade dura e cruel da enfermidade crônica e irracional prepara-os para um funeral, sem nomes ou identidades. Em seus peitos jazem corações atrofiados de sentimentos esquecidos e autoestima putrefatas que já não sentem mais nada e antes que a dor caleje, alguns são resgatados, depositados em clínicas psiquiátricas e depois voltam para suas famílias. E, quando o gatilho dispara, a espoleta estala e projeta suas traiçoeiras armadilhas, frita novamente seus cérebros com o vapor e a fumaça de um ópio qualquer… De repente lá estão eles de novo, isolados. Do lado de fora esquecendo que existe um outro mundo e, sem espírito social, finalmente encontram o prazer e a amortização da dor… Mesmo presos, adictos, algemados em seus sofrimentos, são meros passageiros em suas viagens e esperam que esses poucos minutos sejam eternos. São chamados de loucos, nóias, insanos e doentes, essa gente de coração puro em seu universo paralelo que se abstém do amor.”

A postagem Jornalista Jair Farias lança “Inútil, o trabalho de Sísifo”, seu mais novo romance apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Osasco recebe em Agosto o Escopo Beach Festival, com o melhor do Pagode, Funk e Samba

Pela primeira vez na cidade de Osasco, nos dias 26 e 27…

A ANUEPO promove feijoada beneficente em agosto

No formato drive-thru, a ação é a primeira sob o comando da…