por Aline Barros 

Na tarde desta terça-feira (15), a imprensa regional foi convocada para uma coletiva de imprensa na secretaria de Saúde de Barueri.

Na ocasião, o secretário da pasta Milton Monte junto a secretária de Comunicação, Juliana Walquer       informaram sobre um incidente com o flagrante de comercialização de exames médicos dentro das instalações do Centro de Diagnostico.

Segundo Milton, uma mulher proveniente de Ibiúna visitou o Centro de Diagnostico na quarta-feira (9), trazendo consigo dois agendamentos para tomografias. Portanto, uma conversa casual aconteceu na sala de espera com outra paciente, onde foi dito sobre a estética agradável do local e ressaltando que havia pago um valor razoável pelo exame. Contudo, a munícipe rapidamente esclareceu que o Centro de Diagnostico era uma instituição pública da Prefeitura e que os exames não eram pagos. A mulher, então, decidiu buscar informações junto à equipe de apoio da unidade para esclarecer a situação.

Após o episódio, foi possível identificar a irregularidade por parte da Secretaria de Saúde, o que deu início imediato a uma investigação. Constatou-se que a paciente de Ibiúna havia procurado auxílio na Câmara Municipal da sua cidade para obter os agendamentos de tomografia. O atendimento foi realizado no escritório de um vereador, cujo nome não foi divulgado durante a coletiva.

Na ocasião, este vereador intermediou o processo de agendamento dos exames, exigindo um pagamento de R$150,00 por exame através de uma transferência PIX. O agendamento foi efetuado utilizando guias manuais de encaminhamento, um procedimento que já foi abandonado pela Secretaria. Atualmente, todos os encaminhamentos são realizados de forma digital, e as guias manuais só são utilizadas em situações remanescentes.

A Secretaria de Saúde iniciou uma investigação interna para descobrir quantos funcionários municipais estão envolvidos, se médicos estão implicados no esquema, além de quantas pessoas foram beneficiadas pelo esquema e quem atuou como intermediário.

Na coletiva, ficou claro que a situação será oficialmente encaminhada ao Ministério Público e à Polícia Civil. O Secretário destacou que se trata de um incidente de extrema gravidade e inaceitável, configurando um ato criminoso.

Milton Monti mencionou que a divulgação do caso visa encorajar outras vítimas a se manifestarem e, ao mesmo tempo, desencorajar novas ocorrências semelhantes. Ainda explica que, em março, quando assumiu a Secretaria de Saúde, emitiu uma portaria para abolir o uso de guias manuais, bem como reduziu significativamente o número de funcionários com acesso à categoria ‘master’, que possuem permissão para alterar agendamentos dentro e fora das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O número de funcionários com tal nível de acesso foi reduzido de 1530 para 180.

Embora existam evidências dos pagamentos realizados via PIX, ele acredita que será necessário  a quebra de sigilo bancário para verificar tais transações.

Ainda será lançada uma campanha pública de conscientização na rede de Saúde, com o objetivo de informar o público sobre a gratuidade dos exames médicos e evitar que qualquer paciente seja levado a efetuar pagamentos indevidos.

A postagem Milton Monti convoca imprensa e denúncia extorsão e vendas de exames médicos em Barueri apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) abrirá novas…

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Festa do Trabalhador de Jandira 2024 promete muita música e diversão com Guilherme & Benuto e Felipe Araújo

Com entrada franca, grandes nomes do sertanejo estarão reunidos em um show…