Na manhã da quarta-feira, dia 02/08, aconteceu mais uma importante reunião no CIOESTE, o encontro mensal de planejamento do Grupo de Trabalho (GT) de Diversidade, que contou com a presença da Secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, Symmy Larrat. O grupo discutiu estratégias e ações para promover a inclusão e garantir os direitos dessa população, principalmente no âmbito do bloco de municípios representado pelo Consórcio.

Além de Larrat, a mesa diretora da reunião foi composta por Silvia Mendes, dirigente do GT e coordenadora LGBTQIA+ da Secretaria Executiva da Mulher e da Diversidade de Osasco (SEMUD); Ângela Maluf, vice-prefeita e secretária de Direitos Humanos da cidade de Cotia; e Jorge Lapas, secretário-executivo do Cioeste.

Também presente a secretária da Mulher e Diversidade de Osasco, Débora Lapas, entre outras autoridades.

Durante a reunião, Lapas enfatizou o papel do Consórcio em integrar políticas públicas para a região e ressaltou a importância de obter resultados práticos a partir dos debates. Symmy Larrat compartilhou orientações valiosas da Secretaria Nacional e do Ministério de Direitos Humanos e da Cidadania. Os participantes do GT abordaram diversas demandas da região, incluindo a criação de um Ambulatório Trans Regional, empregabilidade para a população LGBT e a criação de um Conselho Regional do setor, sob a gestão do CIOESTE.

A secretária nacional explicou que sua equipe fez um planejamento para organizar a casa, atendendo a pedido do Presidente da República, com a intenção de implementar e fortalecer políticas públicas resultantes de conquistas da população LGBT. “Nossas conquistas não foram implementadas [pela gestão anterior] e temos isso como desafio, fazer com que aconteça de maneira exequível e que chegue à vida das pessoas”, disse.
Entre as os pontos do planejamento estão: criar o Marco Regulatório do setor, ainda na gestão atual do Presidente Lula, incluir o orçamento para as políticas LGBT no PPA (Plano Plurianual), realizar a Conferência Nacional, prevista para 2025, entre outros avanços. “Antes os municípios e estados têm que se organizar e fazer suas Conferências. Queremos chegar à conquista de uma política nacional LGBT.

Também são desafios da Secretaria, o fomento à empregabilidade para Pessoas LGBTQIA+ e a criação de normativas para o atendimento a este recorte da sociedade em centros de cidadania, casas de atendimento e acolhimento, espaços de enfrentamento à violência, entre outros.

Além dos representantes das cidades que compõem o Consórcio, também participaram da reunião: Rafael Calumby, coordenador de Diversidade do Governo do Estado de São Paulo e Phamela Godoy, consultora da Organização Internacional do Trabalho (OIT), entre outras autoridades.

A postagem Secretária Nacional dos Direitos da População LGBTQIA+, Symmy Larrat, participa de reunião do GT de Diversidade do CIOESTE apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) abrirá novas…

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Festa do Trabalhador de Jandira 2024 promete muita música e diversão com Guilherme & Benuto e Felipe Araújo

Com entrada franca, grandes nomes do sertanejo estarão reunidos em um show…