Quatro equipamentos públicos em andamento vão gerar 4.753 novas vagas

O investimento em novos equipamentos públicos para ampliar a oferta de vagas na rede de ensino em Santana de Parnaíba tem sido uma das prioridades da Administração Municipal. Dos 70 colégios municipais existentes na cidade, 23 foram entregues nos últimos dez anos à população e, atualmente, está com quatro em processo de construção. As novas unidades, Carlos Alberto, Abelardo, Sete Anões e Chácara Solar II, atenderão moradores da Fazendinha, Jardim Alagoas e Colinas do Anhanguera.

De acordo com a Secretaria de Educação, os novos equipamentos públicos vão gerar 4.735 novas vagas.

Em etapa bem avançada, o Colégio Municipal Carlos Alberto, que teve o início das obras em dezembro de 2021, está com 98,37% de Santana de Parnaíba foi a primeira cidade que inovou em iluminação 100% de LED. Este trabalho iniciou em 2013 e agora todas as vias públicas da cidade já possuem iluminação de LED, proporcionando mais segurança aos motoristas e pedestres, principalmente às mulheres, reduzindo diversos riscos por andarem sozinhas à noite, além de economia aos cofres públicos. etapa concluída e deve ser entregue à população já nos próximos meses. Construído em uma área de 7.296,78 m², o Carlos Alberto vai atender 1.800 alunos em três turnos, em uma infraestrutura com 20 salas, laboratório de informática, biblioteca, auditório para 96 pessoas e quadra poliesportiva.

Outra construção que está avançando consideravelmente é a do Colégio Abelardo Marques da Silva, com 46,95% de etapa concluída. O prédio projetado em um terreno de 8.079,32 m², com previsão de atender 1.700 alunos em três turnos, oferecerá aos munícipes 19 salas de aula, sala de robótica, sala de informática, sala multifuncional, biblioteca, ginásio poliesportivo e auditório.

 

Já entre as construções recentes, figuram o Colégio Municipal Sete Anões e a Chácara Solar II. Com 14,48% de etapa concluída em uma área de 6.381,88m², o Colégio Sete Anões, voltado ao ensino infantil de 960 alunos em dois turnos, contará com 16 salas, duas delas multifuncionais, playground, quadra coberta, 29 vagas para estacionamento e auditório para 262 pessoas.

 

Para completar o quarteto de novas unidades escolares, o Colégio Chácara Solar II, com 3,99% de etapa concluída em uma área de 3.617,16 m², tem previsão de contemplar 275 alunos em período integral. A infraestrutura do espaço contará com 11 salas, duas multifuncionais, 32 vagas de estacionamento, playground e quadra coberta.

 

Estudantes matriculados no ensino público 

Dados oficiais da Fundação Para o Desenvolvimento da Educação (FDE) de 2022 revelam que Santana de Parnaíba conta com 31.576 alunos matriculados. Desse total, 4.278 estão na creche, 3.672 na pré-escola, 10.278 no ensino fundamental (anos iniciais), 8.412 no ensino fundamental (anos finais) e 4.936 no ensino médio.

Direcionado aos alunos com idade entre 6 e 14 anos, o ensino fundamental, cujo ciclo é de nove anos, consiste em um dos níveis de educação básica do Brasil. Na sequência, o ensino médio, com as séries chamadas em 1º, 2º e 3º ano, prepara o estudante para a escolha na formação profissional rumo ao ensino superior.

 

Reconhecimento

Eleito o melhor município co em educação do estado de São Paulo em 2022, com mais de 100 mil habitantes, pela 2ª Edição do Prêmio Band Cidades Excelentes promovido pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e Instituto Aquila, Santana de Parnaíba realiza diversos investimentos em educação, como: as aulas de robótica, a aquisição de chromebooks, o Centro de Línguas (aulas de Inglês, Mandarim, Espanhol), os programas Mind Lab, Khan e Brain Academy com ensinamentos de inteligência emocional, o Programa Connect inserção ao mundo digital. Além de entregar kits de uniformes escolares e kits de material para todos os alunos da rede.

 

Fora isso, existe toda uma preocupação com a correta alimentação dos alunos, por meio de um cardápio elaborado por nutricionistas, entre outros investimentos. Sendo uma das poucas cidades do Brasil com ensino 100% municipalizado.

 

Zeladoria e manutenção

Além do investimento em obras e construções, outro importante trabalho da gestão pública na rede de ensino é o de atualização de pintura, que está sendo realizada nos colégios André Fernandes, Franco Montoro, João José, Norberto, Tom Jobim e Benedita Odete. Tom Jobim, a propósito, ainda recebeu recomposição de calçada, troca de piso, reforma de toldos, pintura e reparo de portas, manutenção no sistema hidráulico e revisão no sistema elétrico.

E, para manter todos os equipamentos públicos de ensino sempre limpos e organizados, são efetuados manutenção e limpeza nas caixas de gordura, limpeza e higienização dos reservatórios, limpeza e manutenção das calhas e, uma vez por mês, corte e a poda dos gramados.

A postagem Santana de Parnaíba constrói 27 colégios em uma década de fortes investimentos na educação apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Barueri abre novos cursos de geração de renda 

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri (Sads) abrirá novas…

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Festa do Trabalhador de Jandira 2024 promete muita música e diversão com Guilherme & Benuto e Felipe Araújo

Com entrada franca, grandes nomes do sertanejo estarão reunidos em um show…