A Prefeitura de Osasco, por meio da Secretaria de Saúde, promove na semana de 24 a 28/07, a campanha de testes rápidos de Hepatite B e C, e atualização vacinal contra Hepatite B e A.  A ação que acontece em todas as UBSs e CAIs da cidade faz parte da programação do Julho Amarelo de Luta Contra as Hepatites Virais.

 

A ação é uma parceria da Prefeitura com o Conselho Regional de Farmácia (CRF), o Rotary Club de Osasco e o Rotary Club Satélite de Osasco – Vila São Francisco.

 

As hepatites virais são um grave problema de saúde pública. Na maioria dos casos são assintomáticas. No Brasil, as mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos frequente no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia. As infecções causadas pelos vírus das hepatites B ou C frequentemente se tornam crônicas.

 

Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que cerca de 240 milhões de pessoas são acometidas por infecção crônica do vírus B, responsável por 47% das mortes relacionadas às hepatites virais. Outras 150 milhões de pessoas têm infecção crônica pelo vírus C, responsável por 48% das mortes por infecções desses vírus. O impacto dessas doenças acarreta aproximadamente 1,4 milhão de mortes anualmente no mundo inteiro, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada. A taxa de mortalidade pode ser comparada ao HIV e à tuberculose.

 

Julho Amarelo 

 

Data: 24 a 28/07

Local: UBSs e CAIs da cidade

Testes rápidos de Hepatite B e C e atualização vacinal contra Hepatite B e A

Horários de Atendimento: www.saude.osasco.sp.gov.br

 

 

Confira calendário vacinal:

 

Hepatite B

 

O esquema básico se constitui de 03 (três) doses, com intervalos de 30 dias da primeira para a segunda dose e 180 dias da primeira para a terceira dose. (2) O esquema de vacinação atual é feito aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina Tetravalente e dois reforços com a Tríplice Bacteriana (DTP).

 

Hepatite A

 

Esquema de doses: Duas doses com intervalo de seis meses. As sociedades brasileiras de Pediatria (SBP) e de Imunizações (SBIm) recomendam a aplicação rotineira aos 12 e 18 meses de idade, ou o mais cedo possível, quando a vacinação não ocorrer nestas idades recomendadas.

 

A postagem Julho Amarelo: Osasco realiza testes rápidos de Hepatite B e C  apareceu primeiro em Jornal Digital da Região Oeste.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inscreva-se em Nossa Newsletters

Ser notificado das melhores promoções no nosso WordPress temas.

Você Também Pode Gostar

Cotia inicia a vacinação seletiva contra meningite nas UBS’s até 28/02

A vacinação visa imunizar jovens contra a meningite ACWY, mesmo que tenham…

Itapevi abre inscrições para elenco  do espetáculo Paixão de Cristo 2023

Vagas são para munícipes com idade a partir de 12 anos e…

Osasco recebe em Agosto o Escopo Beach Festival, com o melhor do Pagode, Funk e Samba

Pela primeira vez na cidade de Osasco, nos dias 26 e 27…

A ANUEPO promove feijoada beneficente em agosto

No formato drive-thru, a ação é a primeira sob o comando da…