© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil
Compartilhe essa matéria

Museu da Pessoa lança mostra educativa com foco em vidas indígenas, abrindo inscrições para educadores e produtores de conteúdo de todo o Brasil. O projeto busca valorizar histórias de pessoas e comunidades indígenas presentes no acervo da instituição, transformando memórias individuais em patrimônio coletivo.

A Mostra Educativa incentiva a utilização do acervo do Museu da Pessoa – um museu virtual e colaborativo – para a criação de planos de aula, atividades pedagógicas e projetos educacionais. A edição deste ano tem como objetivo principal resgatar e destacar as culturas, memórias e saberes dos povos originários, presentes nas histórias de vida indígena que compõem o museu.

O concurso está aberto a educadores da educação formal e não formal de todas as regiões do país e distribuirá R$ 40 mil entre as 11 propostas vencedoras. Para participar, é necessário que os projetos educativos utilizem as histórias de vida indígena do acervo do museu.

Podem se inscrever professores e coordenadores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, educadores que atuam em projetos extracurriculares e organizações sociais, além de produtores de conteúdo digital com fins educativos. As propostas devem selecionar obrigatoriamente ao menos dois itens do acervo do museu relacionados ao tema, transformando-os em planos de aula, sequências de atividades ou conteúdos digitais.

Os trabalhos serão avaliados em três categorias: “Na sala de aula”, “Além da sala de aula” e “No digital”. O concurso também reserva um terço dos prêmios para educadores ou grupos indígenas, em um esforço para garantir representatividade e reconhecimento.

“A Mostra Educativa reforça a missão do Museu da Pessoa de democratizar o acesso à memória social. Ao trazer as histórias de vida indígenas para a sala de aula e para os espaços educativos, incentivamos novas gerações a refletirem sobre diversidade, identidade e cidadania”, afirmou Karen Worcman, fundadora e diretora do Museu da Pessoa.

A inscrição é gratuita e aberta a participantes de todo o Brasil. O cadastro pode ser realizado no site do Museu até o dia 4 de novembro. O anúncio dos vencedores está previsto para o mês seguinte.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você Também Pode Gostar

Festival celebra cinema independente e cultura local na baixada fluminense

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaA Baixada Fluminense se prepara para a 5ª edição do…

Festival une ciência, tecnologia e meio ambiente no audiovisual

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaConhecimento e entretenimento se unem no Festival de Filmes de…

Salário de animadores cai mais de 12% em seis anos no brasil

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaO cenário para profissionais de animação no Brasil apresenta desafios.…

Diretor de ‘o agente secreto’ almeja alcance aos jovens no brasil

Compartilhe essa matéria
Compartilhe essa matériaO filme brasileiro “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça…